Notícias

Às vésperas de encontro com Lula, Raquel Lyra reúne prefeitos da Região Metropolitana do Recife


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vai se reunir com os 14 prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), nesta terça-feira (24). O encontro será realizado no Palácio do Campo das Princesas, às 14h. De acordo com as informações divulgadas na agenda da governadora, o objetivo da reunião será "debater pautas prioritárias para a RMR e as demandas específicas de cada município".

A conversa deverá abordar as áreas de educação, saúde, segurança, infraestrutura, recursos hídricos e mobilidade. Sobre este último ponto, vale ressaltar que é promessa da governadora Raquel Lyra, a implantação do Bilhete Único no transporte da RMR e a reforma dos 26 terminais integrados do Grande Recife.

Entre os prefeitos que já confirmaram presença está o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (MDB), a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), e do Recife, João Campos (PSB).

Essa será a primeira vez que o socialista se reúne com Raquel Lyra após o governo do PSDB assumir o Estado - no encontro que promoveu no dia 7 de dezembro com todos os prefeitos e prefeitas dos municípios pernambucanos, João Campos não compareceu devido a incompatibilidade de agendas, mas já tinha se colocado à disposição da governadora.

A reunião com os gestores municipais ocorrerá três dias antes do novo encontro entre a governadora de Pernambuco com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governo quer retomar a relação federativa da União com os estados e municípios, que teria sido “paralisada nos últimos anos”.

Além dos pontos já elencados durante a reunião do Consórcio Nordeste, na última sexta-feira (20), Raquel Lyra deverá solicitar recursos para a manutenção e expansão do metrô do Recife. No dia seguinte ao resultado da sua eleição, Raquel Lyra já havia declarado que iria procurar o presidente Lula para tratar das questões referentes à gestão do metrô, pertencente a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife.

Fonte: Jornal do Commercio


« Voltar