Fenafisco e entidades parceiras lançam campanha contra a reforma administrativa

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), em conjunto com entidades representativas do setor público, que compõem o Movimento a Serviço do Brasil, lançou no último dia 05/11, a campanha nacional contra as Proposta de Emenda Constitucional (PECs) 32/2020 e 186/2019, com o objetivo de conscientizar a população sobre a essencialidade do serviço público para o país.

A campanha, com ações direcionadas para as redes sociais, visa mostrar à sociedade os prejuízos sociais embutidos na reforma administrativa, a medida em que cria brechas para aumentar a corrupção, prejudicar o atendimento aos cidadãos e tornar o serviço público mais lento, além de alertar o quão lesiva é a redução de 25% na jornada de trabalho, proposta na PEC Emergencial.

Em defesa do serviço público e dos servidores, o Movimento é composto por 26 entidades, que representam mais de 400 mil servidores espalhados por todas as 27 unidades da federação. São servidores da área técnica do judiciário, do Ministério Público e auditores fiscais estaduais.

Entre as entidades participantes do Movimento, o receio com a sobrecarga de trabalho e a falta de pessoal para atender as demandas do público acenderam um alerta. Setores como educação, saúde, justiça, Ministério Público e fiscalizações podem sofrer atrasos com a redução do serviço prestado, além de serem submetidos ao aumento da corrupção dentro do serviço público, favorecendo inclusive as rachadinhas.