Notícias

Fenafisco participa de audiência pública na Paraíba sobre a reforma tributária


A Fundação Perseu Abramo, por meio do NEPP/PB – GT de Políticas Fiscais e Tributárias, e do vereador Marcos Henriques, promoveu, no último dia (21), uma audiência pública virtual na Câmara Municipal de João Pessoa para discutir sobre a reforma tributária. 

No encontro estiveram presentes vários debatedores de renome nacional, especialistas do tema, além dos palestrantes Eduardo Fagnani, Professor da Unicamp; Pedro Lopes, Secretário de Estado do RN e Francelino Valença, Diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais da Fenafisco. 

Tendo em vista o atual sistema tributário do país, Eduardo Fagnani aproveitou a oportunidade para elencar as principais falhas do sistema, além de explicar sobre a crise que enfrentamos nos dias de hoje. “Somos um dos países mais desiguais do mundo. A tributação progressiva sobre altas rendas e riqueza é a saída. As PECs 45 e 110 com a crise da COVID não enfrentam a desigualdade”, disse Fagnani. 

O Secretário de Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Lopes, também apontou a regressividade do nosso sistema tributário em comparação com os países integrantes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e enfatizou a importância da reforma tributária solidária. “A reforma solidária favorece o crescimento do país, é a oportunidade para mudar o Brasil”, disse Lopes. 

Ainda na ocasião, o Diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais da Fenafisco, Francelino Valença, agradeceu a oportunidade e falou sobre a importância de termos representantes do povo na luta tributária. “Nosso sistema é totalmente contra a constituição. Precisamos mudar a realidade, ter representantes da população, não dos segmentos econômicos”, completou Francelino. 

Para assistir a live na íntegra basta clicar aqui.

Fonte: Fenafisco


Foto: Reprodução



« Voltar